(81)98225-6024

NO AR

Rádio Capital do Agreste FM

radiocapitaldoagrestefm.com.br

Cidade

Agosto Dourado – Maternidade Municipal de Caruaru promove programação com gestantes e puérperas

Publicada em 14/08/23 às 21:52h - 14 visualizações

por Carlos Recúpero


Compartilhe
 

Link da Notícia:

divulgação PMC  (Foto: Rádio Capital do Agreste FM)

Neste mês, em que o aleitamento materno é celebrado por meio do Agosto Dourado, a Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru (SMS) irá intensificar as ações de conscientização e esclarecimentos sobre a importância do tema. A programação alusiva iniciou no dia primeiro, com atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde do município (UBS’s) voltadas para as famílias atendidas nas localidades, e seguem até o dia 31. No último dia nove, foi a vez da Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres (MMSDP) iniciar as ações com uma visita de vinculação das gestantes do município ao local, seguida de uma roda de diálogo sobre boas práticas de aleitamento materno.

Para o casal Yuri Haux e Maria Beatriz Andrade, que está grávida de oito meses, à espera de Pietro, foi um momento importante e acolhedor. “Esses momentos trazem muitas oportunidades para a gente diminuir um pouco a ansiedade, um aconchego para o coração. O encontro de hoje me trouxe técnicas importantes de amamentação. Ver fluindo isso na saúde pública é maravilhoso”, enfatizou Beatriz. “Foi uma oportunidade incrível de poder esclarecer bastante as dúvidas, conversar com os profissionais, conhecer o ambiente. Muito acolhedor e gratificante”, destacou Yuri.

Nos dias 14 e 16, será a vez das puérperas da maternidade participarem dessa roda de diálogo. Elas também serão convidadas para um momento especial na sala do egresso para consulta pós-natal, entre os dias 14 e 18, com a psicóloga Janaína Galvão e a equipe de assistentes sociais da maternidade. Na oportunidade será trabalhada a temática de apoio à amamentação: “Fazendo a diferença para mães e pais que trabalham”.

A programação irá contemplar também os profissionais de saúde da MMSDP com a realização de dois treinamentos na unidade, entre os dias 14 e 19 de agosto, da iniciativa de implementação do Programa Hospital Amigo da Criança, na Maternidade Municipal. Um deles traz o tema: “Aplicando os dez passos para o sucesso do aleitamento materno”, que será ministrado pela equipe de enfermeiros obstetras da maternidade e pela equipe de residentes de enfermagem obstétrica da Escola de Saúde Pública de Pernambuco – ESPPE. O outro tema que será tratado: “Cuidado Amigo da Mulher (CAM)”, levará boas práticas na atenção ao parto e nascimento para os participantes.

Além disso, as Unidades Básicas de Saúde do município (UBS’s) acolherão as famílias com palestras, orientações e rodas de conversa sobre os benefícios do aleitamento materno, das 09h30 às 10h30.

O mês de agosto foi instituído no Brasil, pela Lei n.º 13.435/2017 como o mês do aleitamento materno, para destacar a importância da amamentação nos primeiros anos de vida das crianças.

O leite materno é considerando o alimento mais completo, sendo essencial desde a sala de parto até o sexto mês de vida. A recomendação é que nesse período, a alimentação da criança seja feita exclusivamente por ele, pois o leite materno contém todas as proteínas, vitaminas, gorduras e nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do bebê. O correto aleitamento resulta num desenvolvimento cognitivo e fisiológico completo, além de nutrir o bebê de amor materno. Essa fonte de alimento pode se estender até os dois anos ou mais da criança.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

81982256024

Visitas: 39568
Usuários Online: 354
Copyright (c) 2024 - Rádio Capital do Agreste FM
Converse conosco pelo Whatsapp!